Pular para o conteúdo principal

HOMEM COM MÃOS DE LAGARTIXA?



Cientistas americanos desenvolveram luvas que possibilitam  uma pessoa a escalar parede como se fosse o Homem-Aranha ou uma lagartixa. Tudo inspirado na física que permite às lagartixas subir pelas paredes.

Os pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram almofadas de silicone do tamanho da mão que reproduzem a aderência das patas da lagartixa à superfícies.

Apesar de inúmeras pesquisas neste ramo, o desenvolvimento de um mecanismo que funcione em escala humana tem se provado até aqui um desafio. Desta vez, um homem de 70 kg conseguiu escalar diversas vezes uma parede de vidro de 3,6 metros de altura.

As luvas empregam as mesmas forças de atração e repulsão entre moléculas - conhecidas como "Forças de Van Der Walls" - que interagem no caso das lagartixas.

Apesar de estas forças não serem de grande intensidade, seu efeito é multiplicado pelos minúsculos pêlos que cobrem os dedos dos animais, permitindo que eles se fixem firmemente às superfícies. A equipe de Stanford criou pequenos pontos que fazem uso destas forças. Eles foram capazes de produzir uma adesão mais eficiente inclusive que a das lagartixas.

No início do ano, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa Darpa - EUA, fez uma demonstração de outro aparelho que permite a uma pessoa escalar uma parede de vidro. Os detalhes do método foram mantidos em segredo. O esforço mais recente de Stanford teve a colaboração da Darpa.

O programa da agência, chamado de "Z-man", busca desenvolver formas de escalada inspiradas na biologia com o objetivo de dispensar aos soldados o uso de cordas e escadas.

O estudo foi detalhado na publicação científica Journal of the Royal Society Interface.

Agora, pensando pelo lado das lagartixas, imaginem a cena: "Uma lagartixa, sem nada para fazer, escalando sua parede na boa, quando de repente, se vê de frente com um cara, só de cueca samba canção, do lado de fora do apartamento e esperando o marido da mulher ir tomar banho para poder pegar suas roupas que ficaram espalhadas no chão do quarto.... "Eita nóis"!

Mood

Texto/Ilustração: Mood

Postagens mais visitadas deste blog

Biden fala sobre atentado a Donald

"A América não pode se calar!" - Disse o Presidente Americano João Biden. Em seu primeiro pronunciamento após o incidente na Pensilvânia com Donald Trump, Biden pede ao congresso para reabrir o caso Roswell e convoca os agentes aposentados do extinto Projeto Livro Azul. Preocupado com as reações do povo americano ao atentado em que Donald Trump supostamente levou um tiro na orelha; levou uma mordida de pernilongo da dengue; levou uma mordida de Mike Tyson; levou um tiro de um sniper de 6 dedos na mão direita; Biden fez seu pronunciamento 2 horas após o incidente. "Não podemos permitir que invasões alienígenas desviem o foco das eleições mais limpas que o mundo democrático já viu. Onde já se viu, atirar no Pato Donald! O que a Disney fez?" Repórter Esbrignight para o plantão do Jornal Irracional. Texto/Arte: Mood

Taxação no QI dos brasileiros

Haddad, o criador de taxas e tributos, em um momento de nada para fazer, cria a taxação do QI do povo brasileiro. Maior o QI, maior a taxa. Ao passar sua brilhante ideia ao Presidente Lelé da Cuca da Silva, esqueceu-se que seu patrão tem QI zero.

Da série: Não tá fácil pra ninguém - Aranha

Homem Aranha é visto em Ipanema vendendo algodão-doce. Não acredita? Em férias no Brasil, Peter Parker fica sem grana após pagar as taxas do "Desgoverno Lula Lelé - Haddad". Não tá fácil pra ninguém. Faz o L. Mood Texto/Ilustração: Mood