Pular para o conteúdo principal

HOMEM COM MÃOS DE LAGARTIXA?



Cientistas americanos desenvolveram luvas que possibilitam  uma pessoa a escalar parede como se fosse o Homem-Aranha ou uma lagartixa. Tudo inspirado na física que permite às lagartixas subir pelas paredes.

Os pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram almofadas de silicone do tamanho da mão que reproduzem a aderência das patas da lagartixa à superfícies.

Apesar de inúmeras pesquisas neste ramo, o desenvolvimento de um mecanismo que funcione em escala humana tem se provado até aqui um desafio. Desta vez, um homem de 70 kg conseguiu escalar diversas vezes uma parede de vidro de 3,6 metros de altura.

As luvas empregam as mesmas forças de atração e repulsão entre moléculas - conhecidas como "Forças de Van Der Walls" - que interagem no caso das lagartixas.

Apesar de estas forças não serem de grande intensidade, seu efeito é multiplicado pelos minúsculos pêlos que cobrem os dedos dos animais, permitindo que eles se fixem firmemente às superfícies. A equipe de Stanford criou pequenos pontos que fazem uso destas forças. Eles foram capazes de produzir uma adesão mais eficiente inclusive que a das lagartixas.

No início do ano, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa Darpa - EUA, fez uma demonstração de outro aparelho que permite a uma pessoa escalar uma parede de vidro. Os detalhes do método foram mantidos em segredo. O esforço mais recente de Stanford teve a colaboração da Darpa.

O programa da agência, chamado de "Z-man", busca desenvolver formas de escalada inspiradas na biologia com o objetivo de dispensar aos soldados o uso de cordas e escadas.

O estudo foi detalhado na publicação científica Journal of the Royal Society Interface.

Agora, pensando pelo lado das lagartixas, imaginem a cena: "Uma lagartixa, sem nada para fazer, escalando sua parede na boa, quando de repente, se vê de frente com um cara, só de cueca samba canção, do lado de fora do apartamento e esperando o marido da mulher ir tomar banho para poder pegar suas roupas que ficaram espalhadas no chão do quarto.... "Eita nóis"!

Mood

Texto/Ilustração: Mood

Postagens mais visitadas deste blog

JOÃOZINHO E A PÁSCOA

- Papai, o que é Páscoa? - Ora, Páscoa é ...... bem ...... é uma festa religiosa! - Igual Natal? - É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição. - Ressurreição? - É, ressurreição. - Marta, vem cá! - Sim? - Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal. - Bom, Joaozinho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu? - Mais ou menos ....... .Mamãe, Jesus era um coelho? - Que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo! -

Final dos tempos

Como dizia minha mãe: "É o final dos tempos.". Hoje fico em dúvida sobre o que ela queria dizer com essa frase, mas no momento em que era dita, fazia todo o sentido do mundo. E lá se vão 40 anos! Falando em tempo, mês passado já não sabia se estava fazendo 55 anos de vida ou 56. Pode não parecer,  mas isso mexe demais com o nosso subconsciente. Cheguei a pensar: "Eram os Deuses astronautas?". Talvez... Mas o que o suco de abacaxi tem a ver com o rabo da lagartixa? Essa é uma história longa demais que vou deixar para outro dia. O importante é que o envelhecimento da mente é muito preocupante. Sei que sempre houveram catástrofes, desde os tempos mais remotos. Temos referências históricas sobre esses fatos, seja em hieroglifos ou em textos de papiro. O fato é que vivemos em um planeta sujeito à mudanças climáticas, acomodações de placas tectônicas e tudo o mais. Se formos pensar bem, não é que esteja acontecendo mais do que antes, o fato é que a população mundial cresc

Vladimir Putin e o Clone

Passando pela TV, que fica ligada praticamente 18 horas por dia... Imagina um aparelho eletrônico que aguenta tanto tempo ligado, como consegue? Pensando honestamente, não sei como dura tanto. Estava passando por perto e ouvi uma voz conhecida. Era o Murilo Benício interpretando seu personagem de clone do clone. Lembra daquela velha novela? Já zoei essa novela por aqui. Pasmem, está sendo reprisada! Na hora já pensei no Murilo - com aquela língua presa - falando com Vladimir, o Putin, que continua putin, putin comigo. Texto/Criação/Ilustração: Mood